Vitamina A: além de ser crucial para a manutenção da visão, promove o crescimento e o desenvolvimento, protege a integridade da pele e da mucosa intestinal. Desempenha importante papel no fortalecimento da função imune. Nas crianças, a suplementação de vitamina A parece melhorar a resposta na formação de anticorpos após algumas vacinas, como a do sarampo. E nas crianças com deficiência de vitaminas A e D também se observou melhor resposta imune à vacina contra o vírus da influenza após correção dos níveis dessas vitaminas.
Vitamina D: constatou-se que desempenha papel vital na modulação da imunidade. A deficiência de vitamina D tem sido relacionada a maior suscetibilidade a infecções virais respiratórias agudas. Estudos recentes sugerem que a vitamina D tem papel modulatório importante na resposta imune contra os vírus da influenza A e B, parainfluenza 1 e 2 e vírus sincicial respiratório. Mas os dados referem-se principalmente a pessoas com níveis mais baixos de vitamina D.
Zinco e selênio: juntos, demonstraram melhorar a resposta imunológica à vacina contra influenza em idosos que vivem em casas de repouso.
Suplementos com multinutrientes: suplementação combinada de várias vitaminas e micronutrientes também parecem ter efeito benéfico na resposta imune antiviral.
Referência
Jayawardena R et al. Enhancing immunity in viral infections, with special emphasis on
COVID-19: A review. Diabetes & Metabolic Syndrome: Clinical Research & Reviews 2020; 14: 367-82. https://doi.org/10.1016/j.dsx.2020.04.015